He-man tem vasta força sobre-humana, cujos limites variam de episódio para episódio. Ele também possui reflexos sobre-humanos, capaz de aparar raios com sua espada. Ele não é invulnerável, mas muito resistente, suportando condições nas quais muitos humanos cairiam. Como habilidades, é capaz de feitos acrobáticos, e é invencível na luta de espada e desarmada. Ele também é um excelente piloto nos estranhos veículos de Eternia. Como arma principal, ele detém a Espada do Poder (a qual nunca usa para matar). Ele usa uma couraça em forma de "X", feita de Korodite, metal Eterniano que aumenta sua fabulosa força.
A força de He-Man é impossível de ser medida, mas sabe-se que é gigantesca. Foi demonstrada em várias ocasiões, como em uma aparição na DC Comics onde He-Man consegue trocar socos com Superman. Na série animada, He-Man realiza feitos espetaculares como: destruir um diamante somente com as mãos; segurar uma avalanche sobre o corpo; se libertar sozinho de um sarcófago de Potânio, o "metal mais forte do Universo" do seriado; destrói uma parede de 12 metros de espessura com um simples soco; entre outros.
Quando não está no papel de He-Man , ele é Adam , pricnipe, filho do Rei Randor e Rainha Marlena.
O Principe Adam é o príncipe-herdeiro do trono de Etérnia. Ainda jovem recebeu uma dádiva, foi escolhido pela Feiticeira Zoar para receber os poderes especiais de uma espada que o convertiam no herói de nome He-Man.
Seu principal trabalho é proteger o planeta e os mistérios do Castelo de Grayskull juntamente com sua guardiã.Adam vive em conflito com seu alter-ego, algo que é melhor explorado na nova série desenvolvida em 2004. Adam não se conforma em não poder revelar quem realmente é, o que o obriga a se passar por um indolente, preguiçoso e covarde.
Erguendo a espada de Greyskull e gritando "Pelos poderes de Greyskull... Eu tenho a Força!" ele transformava-se em He-Man, o homem mais poderoso do universo. Ao seu lado estava seu tigre de estimação, o medroso Pacato, que quando tinha a espada de Greyskull apontada para ele durante a transformação de He-Man, virava o “Gato Guerreiro”, um animal forte e feroz e que servia de montaria para o herói.
Entre as poucas pessoas que conheciam a identidade secreta de He-Man estavam o chefe da guarda do castelo de Etérnia, Ducan, mais conhecido como Mentor, que além de ser um forte guerreiro era um excelente cientista; a Feiticeira era outra que sabia que Adam e He-Man eram a mesma pessoa, afinal foi ela que concedeu os poderes ao príncipe.